sexta-feira, 14 de junho de 2013

Opinião: Manifestação contra o aumento das passagens

Olá.

Desde semana passada está havendo, nas grandes capitais, a manifestação contra o aumento das passagens de ônibus.
Eu moro no estado do Rio de Janeiro mas não na Capital, porém acompanho as manifestações pela internet e tv e todos sabemos que a Globo não mostra tudo, aliás nenhuma delas mostra tudo, então eu não sei de tudo o que ocorre.
Eu estava pensando, quando comecei a ir para escola sozinha de ônibus, em 2000, a passagem acho que custava em torno de R$0,40, ou seja, com menos de R$1 vc ia e voltava para escola, para o trabalho, isso aqui na minha cidade. Quando a passagem chegou a R$1 eu achei um absurdo, como estava cara, mas sempre existe a justificativa de que o combustível aumenta, é necessária a renovação da frota etc.
A passagem do ônibus vem sendo aumentada gradativamente e absurdamente há anos, porém somente agora o povo acordou. O que me deixa muito curiosa é que o povo só acordou próximo aos grandes eventos. Mais engraçado do que isso é que a manifestação é apenas nas grandes capitais, estranho né?
Eu moro na região metropolitana do Rio, para chegarmos ao Centro temos que pegar um ônibus intermunicipal ou o trem ou então ir até a Pavuna para pegar o Metrô.  Eu estagiei por dois anos na Praça Mauá e pagava em torno de R$6,00 para ir e mais R$6,00 para voltar, totalizando R$12,00 diários para andar numa carroça, sim, o ônibus sem ar condicionado, sem estrutura, todo quebrado e velho. Usuários da empresa reclamam até hoje, direto em jornais e rádios e no Detro, mas não há reposta. A única resposta foi feita pelo Procon que lacrou "alguns" ônibus da empresa, sendo que nenhum deles tem condições mínimas de circulação de cobrar uma passagem tão absurda. NINGUÉM SE MANIFESTOU!
Quando eu queria economizar eu andava de trem: atualmente custa R$3,10! Os trens do Rio são verdadeiras latas velhas, em especial os do ramal Japeri, justamente o que eu utilizo. Não é barato! É quente, quebra sempre, só anda lotado, os homens não respeitam o vagão feminino. NINGUÉM COLOCOU ISSO NA MANIFESTAÇÃO!
Metrô: R$3,20 a passagem, só anda cheio, o ar não dá vazão, homens também não respeitam o vagão feminino! NINGUÉM COLOCOU ISSO NA MANIFESTAÇÃO!

Concordo com a manifestação, é super válida, tem que ter mesmo, o povo tem que lutar pelos seus DIREITOS!
Me parece conveniente essa manifestação, me parece estar sendo promovida por partidos, mas tudo bem, não sei se é isso.

E aí vem a pior parte disso tudo: a violência! O pessoal perde a linha e a PM também = gente machucada, patrimônio público quebrado, sujo.

Acorda gente! Vcs estão quebrando coisas que vcs mesmos pagaram para ter, isso através dos impostos.
Quer manifestar? Faz na paz! Pessoas estão querendo chegar em casa, sair, passear. Tornem a manifestação atrativa!
Eu tenho certeza que tem gente que não tá bem aí para a causa que está indo brincar de "guerrinha" na manifestação, porque os que são sérios não fariam isso de jeito algum. Os trabalhadores nunca fariam isso!

E mais: vamos colocar a região metropolitana nisso! Tem que mobilizar o Estado, o Brasil e não só as capitais. Andar em carroça por R$6,00 não dá né!!!!

Minha humilde opinião: a manifestação tem que continuar, mas gente, sem violência, sem provocar a PM, pelo amor de Deus, ainda vai sair morte nisso.

Mais uma coisa: somente o aumento da passagem mexe com o povo para fazer isso? E a saúde pública? E a seca no Nordeste? E o crack? E a educação? E a corrupção? Aumento de passagem não é nada perto disso!!!!VAMOS ACORDAR MAIS AINDA!

ACORDA BRASIL!POR ENQUANTO APENAS DESPERTAMOS, TEM MUITA COISA AINDA A SER FEITA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e responderei com muita alegria!
Obrigada pela visita.